Iniciado em 19 de abril, o período de testes com os ônibus 100% elétricos promovido pela Prefeitura de Natal percorreu diferentes linhas da cidade e chegou ao fim dentro do prazo previsto, após 30 dias. Apesar de enfrentar dificuldades pontuais com irregularidades viárias, o modelo Azure A12BR, da fabricante TEVX Higer, operou regularmente nas rotas programadas. O relatório técnico com os dados colhidos durante a operação experimental ainda está em fase de elaboração e deverá ser concluído e divulgado em até 15 dias, segundo informações da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU).
Durante o período de testes, o veículo circulou em diversas regiões da cidade para que fossem analisados não apenas o desempenho técnico do modelo, mas também o impacto da geografia urbana sobre sua operação. “Nós fizemos esse teste em linhas diversas para poder a gente analisar o território geográfico de várias formas, de várias regiões da cidade, para ver se havia algum impedimento, já que o ônibus tem o piso rebaixado”, afirmou Jodia Melo, secretária de Mobilidade Urbana de Natal.
Segundo ela, embora tenham sido registrados contratempos “relacionados à altura do veículo do solo, diante de irregularidades do pavimento e lombadas executadas de forma irregular, pela própria população”, nada impediu a circulação do ônibus. O modelo Azure A12BR avaliado pela Prefeitura é equipado com tecnologia de última geração, estrutura reforçada, piso baixo, suspensão com sistema de “ajoelhamento”, rampa de acesso e corredores amplos. Entre os itens de conforto, o veículo conta com ar-condicionado ecológico, sistema de Wi-Fi, entradas USB e painéis informativos digitais em tempo real.
O relatório consolidado deverá ser concluído em até 15 dias, respeitando o cronograma impactado pelas demandas da operação de transporte para os festejos juninos. A STTU informou que os dados obtidos incluem informações sobre tempo de viagem, autonomia da bateria, desempenho do ar-condicionado, funcionamento das portas, tempo de embarque e percepção dos passageiros.
Segundo a secretária, o objetivo é fornecer subsídios técnicos para avaliar a viabilidade da adoção do modelo elétrico na frota da cidade e comparar com outros modais. “A primeira avaliação é uma avaliação técnica. Depois de constatados todos os índices, de todos os parâmetros, aí a gente vai para essa outra avaliação, que é a avaliação econômico-financeira, que vai ver a capacidade de compra da Prefeitura”, disse Jodia Melo.
Entre as linhas que entraram em operação, conforme divulgado pela STTU, está a N-77 (Parque dos Coqueiros/Mirassol, via Av. Nevaldo Rocha), N-08 (Redinha/Mirassol, via Rodoviária), N-72 (Vale Dourado / Mirassol, via Av. Nevaldo Rocha), N-43 (Nova Natal/Morro Branco, via Midway Mall) e o 588 (Circular UFRN).
Ainda segundo a secretária, a aquisição de ônibus elétrico pode se dar por diferentes caminhos, incluindo a exigência no edital de que operadoras façam a compra ou o investimento direto do município com modelos de subvenção. O próximo teste, previsto para operar no segundo semestre deste ano, é de um ônibus a gás. De acordo com a STTU, já foi iniciado o sistema de adesão.
Até esta quinta-feira (12), a secretária participa do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, em Campina Grande, na Paraíba, onde acompanha relatos sobre experiências bem-sucedidas e dificuldades enfrentadas por cidades que investiram em ônibus elétricos.
Tribuna do Norte