O TBT Memórias do Seridó vai te contar um pouco mais sobre o Açude Itans, inaugurado em 1936, um patrimônio da história do Seridó potiguar.
Planejado desde o início do século 20, a construção dele foi iniciada em 1932, no leito do rio Barra Nova, pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), na época Inspetoria Federal de Obras Contras as Secas (IFOCS).
O reservatório, com capacidade de armazenamento de 81.750.000 m³, teve a obra concluída em 1935. No entanto, a inauguração só ocorreu em 3 de fevereiro de 1936.
Na época, o presidente do Brasil era Getúlio Vargas, o governador do estado do Rio Grande do Norte, Rafael Fernandes e o prefeito de Caicó, Joel Adonias Dantas. Alguns relatos afirmam que a primeira sangria do açude teria ocorrido em 1940, cinco anos após o término da obra.
Com o passar dos anos, o Açude foi assoreado e perdeu parte da capacidade de armazenamento. A última sangria ocorreu em 2009. Há oito anos, a cidade de Caicó já não é mais abastecida pelo reservatório e em 2016, ele voltou a ser usado apenas por alguns dias, por causa da falta de água na região.
Atualmente, as águas do Itans têm servido exclusivamente para abastecimento das pessoas que moram às suas margens, além da piscicultura e da irrigação do perímetro público Itans e das plantações em seu entorno.