O corpo do papa Francisco foi levado em procissão da Casa de Santa Marta, onde morava e estava desde que morreu, até a Basílica de São Pedro, onde começou a ser velado de forma pública nesta quarta-feira (23).

A responsabilidade de carregar o caixão contendo o corpo do papa Francisco foi incumbida a 14 sediários pontifícios, como são chamados os membros da corte pontifícia, homens que atuam como “faz-tudo” para serviços braçais no Vaticano.

“Esses homens que carregam o caixão são os do protocolo, do cerimonial do Vaticano. Eles sempre estão lá, às vezes, organizando as cadeiras nas celebrações ou orientando as pessoas. E nas audiências privadas da Igreja são eles que orientam dentro do palácio [papal] para onde ir, eles que preparam, digamos, a parte braçal do protocolo. Tudo que precisa ser carregado, transportado, colocado, tirado de uma sala, microfone, eles que fazem”, afirmou ao g1 o vaticanista brasileiro Filipe Domingues.

Os sediários pontifícios originalmente carregavam a cadeira papal, que parou de ser utilizada com o papa Paulo VI.

A procissão percorreu a Praça Santa Marta e a Praça dos Protomártires Romanos, saiu pelo Arco dos Sinos em direção à Praça de São Pedro e entrou na basílica pela porta central.

Procissão

O corpo do papa foi recebido por uma multidão, que fazia fila para entrar na basílica e prestar suas últimas homenagens ao pontífice. O velório público ficará aberto até a sexta-feira (25), e o caixão será fechado às 15h, no horário de Brasília (20h no horário local).

A programação incluiu uma série de cerimônias litúrgicas para marcar a despedida de Francisco. Antes de os fiéis entrarem na igreja, o corpo do papa foi velado por bispos e padres, que realizaram ritos e prestaram suas homenagens. Segundo o Vaticano, 80 cardeais e patriarcas da Igreja Católica estavam presentes, além de bispos, padres, freiras e leigos.

Corpo do papa Francisco sendo velado na Basílica de São Pedro em 23 de abril de 2025. | Foto: Andrew Medichini/Pool via REUTERS
Corpo do papa Francisco sendo velado na Basílica de São Pedro em 23 de abril de 2025. | Foto: Andrew Medichini/Pool via REUTERS

À medida que o caixão atravessava a Praça de São Pedro, uma multidão de milhares de pessoas aplaudia Francisco repetidamente — um gesto tradicional de respeito na Itália em ocasiões como essa. Segundo o Vaticano, 20 mil fiéis estavam presentes na praça, e alguns se emocionaram com a passagem do corpo.

Anteriormente, a procissão também passava pelo Palácio Apostólico. No entanto, Francisco retirou o local do trajeto para deixar a cerimônia ainda mais simples.

Corpo de papa Francisco chega à Basílica de São Pedro | Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane
Corpo de papa Francisco chega à Basílica de São Pedro | Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane

Corpo do papa Francisco é velado na Basílica de São Pedro em 23 de abril de 2025. | Foto: REUTERS/Hannah McKay
Corpo do papa Francisco é velado na Basílica de São Pedro em 23 de abril de 2025. | Foto: REUTERS/Hannah McKay

Começa procissão | Foto: Reuters
Começa procissão | Foto: Reuters

Procissão litúrgica

O ritual de procissão foi presidido pelo cardeal irlandês-americano Kevin Farrell, camerlengo da Santa Sé. Antes da saída da Casa Santa Marta, houve um momento de oração. Farrell também comanda a Liturgia da Palavra na Basílica de São Pedro.

“Queridos irmãos e irmãs, com profunda dor agora acompanhamos os restos mortais do nosso papa Francisco até a Basílica Vaticana”, disse Kevin Farrell no início da cerimônia.

O corpo de Francisco está exposto diretamente no caixão, sem o uso de uma plataforma elevada, como era feito anteriormente. A mudança também atende a um desejo do papa para deixar o velório mais discreto.

Limpa Mil