A fornicação é, biblicamente, ter relações antes de se casar. Esse conceito não mudou desde os tempos de Jacó. O que mudou foi o conceito de casamento. Vejamos o conceito de casamento hoje: Um casal que vive como família. Se registrou o início dessa relação num cartório é o casamento civil. Se não registrou o início num cartório, mas vivem como um casal, é União Estável.
Os cartórios existem à milhares de anos, mas só registravam AS PROPRIEDADES DE IMÓVEIS (terras e casas) E AS ORDENS DOS REIS (Leis).
O registro de casamentos é algo muito recente… Cerca de uns 200 anos. Inclusive ainda hoje há vários países que não têm cartórios (não registram propriedades e nem casamentos)… Exemplo: alguns Estados dos EUA, o País de Gales, a Irlanda, a Irlanda do Norte, a Austrália, a Nova Zelândia, a Índia e o Canadá.
Portanto, o entendimento do significava casamento nos tempos bíblicos é a maneira mais eficaz para entender o que significa FORNICAÇÃO na bíblia.
Ora, casamento nos tempos bíblicos se iniciava como hoje se inicia uma União Estável. Sim, exatamente isso. Foi assim com Isaque e Rebeca. Foi assim com Jacó e suas mulheres. Foi assim com Moisés, Davi, Salomão e todos os demais… Simplesmente porque não havia cartórios!
Então, se um homem vive com uma mulher como um casal em família, está casado aos olhos de Deus.
Foi o homem quem criou o casamento civil para mais facilmente resolver problemas de herança, e modernamente pensões por morte deixadas pelo falecido(a) para seus herdeiros.
A fornicação é repreendida na bíblia como forma de proteger a jovem mulher, que diante de uma gravidez fora do casamento passaria vexames e enfrentaria enormes dificuldades pra sobreviver numa sociedade machista, que vigora até hoje, mas com menos censura e restrições do que a apenas 40 anos atrás. Hoje, nas leis no Brasil, existe a possibilidade do casamento religioso ter efeitos civis. É um avanço. O casamento religioso, realizado seguindo alguns critérios, pode ter os efeitos de um casamento civil. Isso será objeto de um outro artigo.
Dr. Rômulo Fernandes – Advogado (84) 9 9602-7891