Secretária de Planejamento do Rio Grande do Norte, a economista Virgínia Ferreira afirmou que o novo PAC no Estado deve retomar quase 600 obras paralisadas. Ela foi a convidada do Balbúrdia desta sexta-feira (18).

Os serviços incluem a continuidade de obras como o túnel previsto ainda para a Copa do Mundo de 2014 e outros.

“Vai retomar essa obra paralisada e acabar com o problema de alagamento em vários bairros. Tem obra de creches, tem escolas paralisadas”, descreveu.

Ao todo, serão investidos R$ 45,1 bilhões dentro do PAC no RN, com quase 100% dos recursos vindos do governo federal. O novo modelo vai possibilitar, segundo a secretária, que outras obras não enfrentem o problema de paralisação.

“A novidade desse PAC é que, diferente dos outros, só entrou quem tinha projeto, é por isso que a gente não vai ter paralisação de obra. O que aconteceu com o PAC passado é que muitas das obras incluídas não tinham projetos ou então os projetos estavam com problemas, como aconteceu com a obra do túnel. Você tinha projeto, mas o projeto estava com problemas e por isso que houve paralisação”, afirmou.

Recursos hídricos

Um dos destaques, para a economista, são as obras que envolvem recursos hídricos, como a da barragem de Oiticica e a do ramal Apodi.

“Segundo os especialistas, vai ter 100% de abastecimento de água no Estado do Rio Grande do Norte”, frisou a titular do Planejamento.

Transporte e hospital de traumas

Na área de transportes, Ferreira citou a duplicação da BR-304 e, na saúde, a construção de um novo hospital de traumas para a Grande Natal.

“A outra prioridade foi o hospital de traumas. O Walfredo Gurgel é o único hospital que a gente tem para traumas, e aí você vai ter um hospital com mais de 360 leitos, então vai ser um hospital enorme na continuidade da Prudente de Morais em Parnamirim. É um terreno já grande, do Estado, e a gente já tá providenciando toda a titularidade. O estado já é titular, mas a gente vai dar uma ampliada nele”, disse.

Agência Saiba Mais

Seridó Cadeiras