Revender roupas compradas no comércio popular pode ser uma ótima forma de ganhar dinheiro — e muita gente já faz disso um verdadeiro negócio. Mas para o lucro chegar no fim do mês, é preciso estratégia, organização e, principalmente, saber gastar bem cada centavo.

g1 compartilha abaixo dicas de especialistas e sacoleiras para quem quer começar ou crescer nesse mercado.

📺 Esta matéria faz parte da série “Vale Cada Centavo” do SP1, com dicas para quem quer transformar ideias em empreendimentos (veja no vídeo acima e confira lista da série mais abaixo).

🛍️👚 Comece escolhendo um público

Moda praia, infantil, fitness, social, plus size, balada: as opções são muitas. E é aí que mora o primeiro erro de quem está começando — tentar vender “de tudo, pra todo mundo”.

  • Escolha um nicho para você apostar e se especialize nele
  • Comece comprando algumas opções, avalie e só depois expanda seu negócio

🛍️👚Antes de sair comprando, saiba por quanto você vai vender

Muita gente vai direto para as lojas achando que é só achar a peça mais barata. Mas o ideal é fazer o caminho inverso: primeiro, entender quanto aquele tipo de peça é vendido na sua região.

A ex-sacoleira Tyane Aline, que hoje dá consultoria para quem trabalha na área, explica:

“As pessoas muitas vezes fazem o contrário: pesquisam quanto elas podem pagar primeiro. Na verdade, veja por quanto as pessoas estão vendendo aquele produto para que você tenha uma noção. Depois disso, você olha para quanto você tem que pagar para conseguir vender naquele preço. A partir disso, você pode começar a procurar os melhores fornecedores”.

Só depois de saber esse valor máximo, vá em busca de fornecedores e pechinchas.

🛍️👚Onde comprar: atacadistas e fabricantes são os melhores caminhos

O Brás e o Bom Retiro, em São Paulo, são os principais centros de compras para os sacoleiros. Lá, é possível encontrar de tudo — com muita diferença de preço entre uma loja e outra.

  • Faça um roteiro com as lojas que atendem seu público, comece pelos mais baratos e evite andar sem rumo — isso economiza tempo, dinheiro e sola de sapato.

g1

Supermercado Recreio