Christian Zurita foi escolhido pelo partido equatoriano Construye como candidato à presidência que substituirá Fernando Villavicencio. Foto: Martin Bernetti/AFP/Getty Images

O partido Construye anunciou, neste domingo (13), que o jornalista Christian Zurita substituirá Fernando Villavicencio nas eleições para a presidência do Equador, marcadas para o próximo domingo, (20). Na noite do último sábado, (12), a sigla havia anunciado que Andrea González Nader seria escolhida no lugar do candidato morto a tiros na última quarta-feira, (10), mas a ativista já estava cadastrada como vice e, de acordo com as regras eleitorais do país, não poderia assumir a cabeça da chapa. “Não há ninguém mais adequado do que ele [Zurita] para substituir Fernando”, elogiou Nader.

O novo candidato era amigo de Villavicencio havia 25 anos, quando se conheceram na universidade. “Juntos fizemos o trabalho mais importante para a imprensa equatoriana”, declarou Zurita. O substituto é definido pelo sute Jornalistas Investigativos, do qual é fundador, como “jornalista indignado”, “inimigo persistente das tiranias” e “esquerdista redimido”.

Posicionado na centro-esquerda, o Construye é um partido crítico ao correísmo, corrente política ligada ao ex-presidente Rafael Correa, o grande líder de esquerda do Equador. Hoje, quem lidera as pesquisas é Luísa Gonzáles, aliada de Correa.

Villavicencio era o quinto colocado quando foi assassinado a tiros após sair de um comício. O movimento do qual o candidato fazia parte chegou a insinuar, sem provas, que correístas estavam por trás do assassinato. Mas, de acordo com as autoridades do país, os assassinos são colombianos que pertencem a um grupo criminoso internacional.

Jovem Pan News

Construções Recreio